quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Espetáculos para Bebés

Estou rendida! Confesso!...
Depois de ter ido ao concerto Corda i Descorda na Casa da Música, como já tinha dito aqui, fiquei maravilhada com o efeito que este tipo de espectáculos pode ter nos bebés/crianças. Quando os músicos entraram e à medida que iam tocando e movendo-se por entre o público, contemplava as expressões de espanto, alegria e a forma como a atenção deles se ia mantendo fixamente no que as luzes e a música lhes ia dando. 
Devo confessar que nunca pensei que o meu pequenino se aguentasse tão bem. Apesar de ser o mais pequenino (pelo que me deu para perceber), aguentou-se durante uma hora, sem nunca deixar de manter a atenção em tudo o que se estava a passar...nem acredito que é possível um efeito destes num bebé de 3 meses!
Assim, continuo a recomendar estes espectáculos e para que não existam desculpas quanto a não se saber onde e quando, deixo mais algumas propostas:


- Casa da Música:




- Paços da Cultura de S. João da Madeira:


Toca a aproveitar e a maravilhar! (ah...é verdade! Mesmo para nós, adultos, os espectáculos são muito bons!)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Como vê um bebé?

Sempre me questionei acerca disto...sabemos que a visão se vai desenvolvendo, primeiro de um sistema a preto e branco e depois passando para as cores, de mais desfocado para uma visão mais clara. No entanto, imaginar como as imagens são recebidas pelos bebés é um autêntico exercício de criatividade que, por outro lado, sempre me deixou curiosa.
Então, para matar a curiosidade vejam lá o que descobri...o Tiny Eyes convida-nos a espreitar através dos olhos de uma criança. Basta, para isso, seleccionar uma fotografia, colocar a idade da criança e...eis que os seus olhos se abrem para nós!
O que mostra não deve andar muito longe da realidade porque a Chicco desenvolve investigações acerca da visão e a forma como eles dizem que os bebés vêm é semelhante àquela que o Tiny Eyes nos mostra.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Be more...




Não há tempo para Ser quando se quer ser tudo...há que parar para se Ser melhor...para se saber SER!
Encontrei esta ilustração no Mama is, junto de outras ilustrações fantásticas!

Frases Soltas #1

"Teach children what to think and you limit them to your ideas. Teach children how to think and their ideas are unlimited."
   Sandra Parks

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Plano Nacional de Leitura

O papel da leitura no desenvolvimento da criança é fundamental, sendo fundamental desde o desenvolvimento da linguagem ao desenvolvimento da inteligência geral. E quanto mais precoce for o contacto da criança com a leitura, mais benefícios se poderão colher desta relação.
Assim, hoje foi a primeira vez que fui à Biblioteca com o objectivo de trazer alguns livros para ler ao Gabriel...como sou apaixonada pelo José Jorge Letria e pelas ilustrações dos seus livros, trouxe dois dele. Aproveitei também e comprei dois livros na Feira do Livro Infantil e Juvenil que lá estava a acontecer.
Com tudo isto, fiquei curiosa acerca de saber quais os livros mais adequados e em como desenvolver o gosto pela leitura. Assim, dei por mim num site muito interessante associado ao Plano Nacional de Leitura - o Ler + em Família.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Música na Casa da Música

É já no próximo dia 24 de Outubro, às 11h30, 15h e 17h na Casa da Música (Porto) para famílias com crianças entre os 3 meses e os 5 anos.


CORDA I DESCORDA
Os instrumentos de corda põem e dispõem num concerto que atravessa um repertório diversificado. Irrequietos, passeando-se atrevidos pelo meio do público, o violino, a viola, o violoncelo, o contrabaixo e a guitarra revelam do que são capazes num programa que inclui desde canções catalãs a blues, passando por grandes pilares da música clássica, como Mozart, Schubert, Brahms e Bartók. Com magia, imaginação e uma boa dose de humor, permite-se a descoberta de muitas sonoridades de uma numerosa família musical.



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O envolvimento emocional Pai-Bebé

Existem ainda poucos estudos que se dedicam a perceber a forma como se estrutura a vinculação específica com a figura paterna. Brandão, S. (2009) quis perceber de que forma evolui o envolvimento emocional dos pais com os bebés na sequência do parto. 
Na sua investigação concluiu que este envolvimento tende a aumentar nos primeiros dias após o parto e a diminuir quando avaliado no primeiro mês após o parto. No entanto, naqueles pais que cortaram o cordão umbilical verifica-se uma melhoria significativa no envolvimento emocional.

Um Abraço para a Vida

Um artigo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health apresenta um estudo que acompanhou cerca de 500 crianças até aos 30 anos de idade e que comprova que o abraço tem implicações psicológicas muito para além da infância. O estudo demonstra que crianças que receberam níveis consistentes de afecto e atenção têm menos problemas psicológicos, tendo menos probabilidade de serem adultos emocionalmente desajustados, ansiosos e hostis.
A ciência vem assim comprovar aquilo que a natureza humana, por intuição e afecto, nos tem demonstrado ao longo dos séculos. Não há que temer colinho, abraços e miminhos, desde que estes sejam seguros e consistentes...são pontes seguras para futuros adultos saudáveis!


Fonte: Public News Service

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TV e Vídeo-Jogos: é o conteúdo que interessa

Apesar de, nesta fase, apenas me preocupar com os efeitos da TV na visão (é demasiada informação e a forma como as imagens se articulam dificultam a sua apreensão pelos bebés), este artigo de Jonah Lehrer revela dados interessantes. 
Não há que temer o "Bicho-papão" da TV ou o "Monstro" dos Jogos...ou melhor, não há a temer quando estes são bem escolhidos e quando o seu conteúdo estimula o desenvolvimento cognitivo. Porque se há programas que em nada acrescentam ao desenvolvimento cognitivo, outros há que o potenciam, não só pelos seus conteúdos, mas pela interacção que podem criar com a criança.
Para além de que, este artigo, demonstra porque é que eu tenho saudades da "Rua Sésamo" e acredito que ainda estão para nascer programas infantis tão bons quanto este :).

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Celebra-se, a nível mundial, entre 4 a 10 de Outubro, a Semana do Aleitamento Materno. 
Em todo o país estão agendadas actividades que podem ser consultadas no site da DGS (Direcção-Geral de Saúde).