domingo, 28 de agosto de 2011

Deixem-nos brincar!

Não é de agora que me faz confusão já não ver crianças na rua a brincar.
Ainda sou do tempo ( :) ) em que brincar na rua era a melhor das atividades e nesta mesma rua, com amigos de muitas idades, a descoberta e a experiência foi, sem dúvida, muito rica.
Hoje em dia perturba-me ver crianças fechadas em 4 paredes, aparentemente estimuladas com 1001 atividades que mais não são que imitação do real. Muitas vezes dei por mim a concluir que educamos crianças em cativeiro...impedindo-as de conhecer o mundo livremente.
Por isso mesmo, este artigo chamou-me a atenção. Tenta fazer um apanhado do benefício do brincar e, sobretudo, do jogo livre, da brincadeira em grupos heterogéneos e sem a supervisão do adulto. Este artigo explora também a investigação de Peter Gray - "The Decline of Play and the Rise of  Psychopathology in Children and Adolescents" - que aprofunda como a diminuição do jogo livre pode estar relacionada com o aumento de psicopatologia em crianças e adolescentes. Deve fazer-nos pensar pois os índices de depressão e ansiedade na infância e na adolescência são agora superiores do que, por exemplo, na 2ª Guerra Mundial ou noutras fases críticas da História recente.
Que crianças estamos nós a educar? 
Deixem-nos mas é brincar...


Imagem de Julissa Mora

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Bebeteca...um lugar onde se está bem!

Um lugar de descobertas e de interações interessantes!
Apesar da Bebeteca da Biblioteca Municipal da minha cidade ser das primeiras a existirem a nível nacional, com muita pena minha as sessões para pais e bebés acabaram. Não há adesão, fazem apenas com as creches :( Seja como for, mantiveram o espaço e podemos assim usufruir dos livros e daquele cantinho especial.
Já lá fui duas vezes com o pequenino e é uma experiência muito interessante! Há colchões onde ele pode circular à vontade. O cantinho é cheio de cor e, principalmente, cheio de livros...é vê-lo a tirá-los das prateleiras , a amontoá-los em cima das pernas e a desfolhar um a um, parando mais atento num ou noutro, enquanto os seus olhos se abrem bem abertos para toda aquela realidade.
Vale a pena! Além da estimulação que acredito que permite, é mais uma experiência para ele. E será, de certeza, um ótimo recurso para os dias frios de Inverno.
Investiguem onde há (sobretudo em Bibliotecas Municipais) e experimentem...vale a pena!

sábado, 20 de agosto de 2011

Continuar a amamentar...

Já lá vão mais de 13 meses desde que esta maravilhosa experiência começou.
Se nos primeiros meses a amamentação era fluido para a vida, ultimamente a amamentação tem sido um momento ainda mais especial.
Sobretudo depois que regressei ao trabalho e que o número de vezes em que amamento reduziu (só duas vezes por dia), a amamentação é aquele momento especial em que tudo o resto pára, em que o trabalho se encerra definitivamente na minha cabeça, em que todas as outras tarefas se esquecem e em que o tempo é só para nós. Simplesmente para nós. Sem mais nada fazer, a não ser olhar, tocar e brincar...é como se este fosse o momento do reencontro verdadeiro...o Nosso momento! 
É mágico, sem dúvida e, por esse motivo, a manter...

Informações interessantes acerca da amamentação prolongada:



domingo, 14 de agosto de 2011

Green School...a Escola!

Há exemplos que nos fazem sonhar que é possível aceder a serviços únicos e inspiradores.
A Green School é uma escola única no mundo, construída em Bali (Indonésia), todos os seus pressupostos, para além de se basearem em princípios de sustentabilidade, guiam-se por metodologias educativas rigorosas, experienciais e que englobam a relação com a Natureza e a arte.
heart of school
Edifício central da Green School

É destes recantos que nos vem uma mensagem que vale a pena escutar. É na educação que a humanidade se cria e recria e, de facto, é necessário pensar nos nossos modelos de escolas. Mais do que Parques Escolares aparentemente moderníssimos, é preciso pensar nos conteúdos e nas formas de se educar. 
A Green School é, sem dúvida, uma inspiração...

Inspirador

Gosto muito das coisas deste autor e, para partilhar, achei que este seria o mais indicado:


Uma receita simples. Um desafio. Acima de tudo, uma maneira muito doce de se ser mãe/pai...acredito que é na disponibilidade genuína que nos tornamos os melhores educadores.




terça-feira, 2 de agosto de 2011

Para quebrar o silêncio...

Silenciosa mas não ausente nem esquecida!
Ah como queria ser suficientemente organizada e liberta para conseguir ser mais ativa neste mundo dos blogs. A tentar...confesso!
Também confesso que as outras prioridades acabam por esgotar o tempo e fica difícil de vir aqui partilhar tanta coisa que acho importante e que me vai surgindo...
Mas hoje finalmente consegui quebrar o silêncio. E faço-o por uma boa razão...para partilhar aquilo que está a acontecer! De 1 a 7 de Agosto assinala-se a Semana Mundial da Amamentação, sob o lema "Breastfeedind, a 3D experience". Com este tema, pretende-se sensibilizar para uma terceira dimensão presente na amamentação - a comunicação, promovendo-se redes entre vários setores, idades, culturas e agentes, incentivando todos a comunicarem de diversas formas acerca da sua experiência pessoal e de boas práticas em torno da amamentação. Vale a pena espreitar o site oficial...