segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dou, sim senhor!

Ora aqui está uma boa iniciativa!

Em tempos de crise, há que simplificar, aproximar e valorizar. Porque nem sempre isto é fácil, surgiu agora um novo site onde cada um pode colocar coisas que tem que se disponibiliza a dar, enquanto que outros se podem candidatar a receber. Baseado numa lógica de desenvolvimento sustentável, espero que seja uma prática que venha para ficar.
Dar e receber...é tão simples! Aqui

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Criar brinquedos

Já não é de agora que percebo que o G. gosta é de explorar o que é nosso, aceder ao mundo através dos nossos objetos e daquilo em que nos vê mexer. Não é que não ligue aos brinquedos, mas há uma curiosidade especial para o que é mais "adulto". Por isso, por vezes temo-nos já aventurado a criar brinquedos a partir de reutilizações/reciclagens. Um deles foi simples: abrir um orifício circular numa caixa de sapatos, através do qual ele ia colocando bolas de plástico! O mais recente foi um garrafão de água no qual ele vai introduzindo pequenos objetos (palhinhas e ímans).
E apetece-me continuar a criar brincadeiras assim...ecológicas, criativas e estimulantes. Por isso, partilho com vocês dois sites com inspirações fantasticamente simples:

Inspiração...

Em alturas em que só o negativo parece ecoar do mundo, que este milagre da vida nos inspire a Viver MAIS...
Parabéns Azra pela tua sobrevivência e pela tua mensagem para cada um de nós!


domingo, 16 de outubro de 2011

O pai entertainer

No artigo da Pública de hoje, Daniel Sampaio escreve:

"Um pai que se oferece como 'pessoa' não precisa de interpor objectos, porque o seu corpo e a sua mente são o mais importante para os filhos. Brincar no chão, correr em conjunto, ter conversas estimulantes, respeitar e fazer-se respeitar valem mais do que mil apetrechos electrónicos."

Tenho-me questionado muito quais os caminhos a adoptar para ser a educadora/mãe que sonho ser. Chego sempre à conclusão que, mais importante que tudo, é ter tempo de qualidade com ele. Estar e ser disponibilidade, sempre numa atitude cheia de coerência, onde os valores passam porque existem e se partilham no quotidiano do crescer em família. Saiba eu ser fiel a esta conclusão...

domingo, 2 de outubro de 2011

Semana Mundial do Aleitamento Materno



Está já aí!
Programa

Começa amanhã a semana mundial do aleitamento materno. Podem ver o programa nacional aqui!

A amamentação e o desenvolvimento cognitivo

Existe um novo estudo que correlaciona a amamentação e o desenvolvimento cognitivo. Segundo este, níveis elevados de amamentação durante o 1º ano estão relacionados com melhores desenvolvimentos mentais aos 14 meses, independentemente da influência de fatores psicossociais (apontados noutros estudos). 
Este estudo é, assim, não só mais um a somar-se a outros que apontam para o benefício da amamentação, como também incita à amamentação prolongada.
Sendo assim, toca a amamentar!