quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Que me dizes tu chupeta?


O uso da chupeta sempre foi para mim um dúvida...sempre estive demasiado focada nos seus contras (pode prejudicar a efectivação da amamentação e, mais tarde, a dentição). No Hospital, perguntei à Pediatra o que ela pensava e ela falou-me de estudos recentes que apontavam para os benefícios da chupeta, nomeadamente na redução da morte súbita. Aí comecei a questionar a minha "opinião feita"...

Tenho-a usado com o pequenino e confesso que a sua existência é bastante harmoniosa entre nós. Apenas a usa quando é para dormir e nem sempre, só em horas nas quais ele está mais agitadito. 
Confesso que me faz alguma confusão ver bebés com a chupeta constantemente na boca. Em inglês chupeta é "pacifier"...interessante nome que nos diz muito sobre ela...é um recurso para pacificar, um de entre muitos outros que devem ser usados, por isso me fazer tanta confusão apresentá-la quase como se fosse o único "remédio".

Para vocês ficam aqui alguns prós e contras do uso da chupeta:

PRÓS:

  • reduz o risco de morte súbida (61%);
  • produz sentimento de bem-estar, reduzindo o stress (por exemplo, quando os bebés chucham durante um procedimento médico, parecem experienciar menos 
  • oferece uma distração (o que pode ser útil até que se prepare uma determinada tarefa, p. ex., dar de mamar);
  • é mais fácil de "retirar" do que o dedos quando for altura de parar;
  • estudos apontam que bebés que chucham têm uma frequência cardíaca mais baixa;


CONTRAS:

  • pode interferir com a amamentação (deve ser dada apenas quando a amamentação estiver estabelecida, sugerindo-se que tal só seja feito 3/4 semanas após o nascimento);
  • aumenta o risco de infecções nos ouvidos;
  • pode afectar negativamente o desenvolvimento dos dentes;

Tomem decisões reflectidas mas, principalmente, ofereçam outros e muitos "pacifiers" aos bebés...e há tantos! E tão mais humanos!...colinho, falar, cantar, embalar, dar de mamar, pousar as mãos, "mostrar o mundo", brincar...até porque quando o bebé chora está a pedir-nos alguma coisa que não tem obrigatoriamente de ser a chupeta (aliás, acredito que todas as outras opções que pus acima são, para ele, muito mais agradáveis).


Fontes e outras informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário