quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Higiene a mais pode não ser positiva


Sempre ouvimos dizer (eu pelo menos ouvi) que as crianças têm que criar defesas e que, para isso, é fundamental que sejam expostas a certos riscos...e agora os estudos vêm comprovar isso!
Um estudo referido aqui vem indicar que crianças expostas a produtos que contenham triclosan apresentam um maior risco de alergias. O mesmo estudo refere que a exposição a Bisphenol A (BPA) pode interferir no funcionamento do sistema imunitário adulto. Lembro que muitos biberões e tantos outros tipos de plásticos que usamos no dia-a-dia contêm BPA. Nos EUA foi mesmo proibida a produção de biberões com BPA na sua constituição. Por isso, quando escolherem um biberão, comprem em vidro ou então certifiquem-se de que ele tem a identificação "BPA Free".
Ainda acerca da higiene, há que deixar de ter medo de meios excessivamente limpos em que fomos habituados a sentirmo-nos bem. Há milhares de anos que o ser humano existe e nesta nossa História como humanidade, não existiam produtos super-avançados anti-bacterianos e nós cá estamos...aprendendo a criar as nossas próprias defesas e a tornarmo-nos mais fortes. 
Eu nasci na aldeia, brincava na terra, mexia em animais...e isso não fez de mim um ser doente, mas tornou-me mais saudável...e é num meio assim que quero que os meus filhos cresçam. Limpinhos mas "livres" de pseudo-defesas. A maior defesa é a Natureza...

A propósito da interferência de químicos no quotidiano das nossas famílias, a Healthy Child Healthy World tem informações muito interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário